A INFLUÊNCIA DO MACHISMO EM CONSEQUÊNCIA DA EROTIZAÇÃO DO CORPO FEMININO - THE INFLUENCE OF MACHISM AS A CONSEQUENCE OF THE EROTIZATION OF THE FEMALE BODY (PSICOLOGIA)

Débora Aguiar Silva, Kimberly Mayanna Evangelista Santos

Resumo


Resumo Introdução: A erotização do corpo feminino é uma característica cultural que tem raízes profundas no machismo estrutural, perpetuando a objetificação das mulheres e afetando sua saúde mental e autoestima. Objetivo: investigar as consequências dessa erotização na vida das mulheres, analisando como se dá esse processo e seus impactos psicológicos. Metodologia: A metodologia adotada inclui uma pesquisa qualitativa baseada em uma revisão da literatura e análise de três vídeos do YouTube que tratam do tema. A técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) foi aplicada para interpretar os dados, que revelam como a erotização afeta a autoimagem das mulheres e as consequências psicológicas. Resultado: Os resultados indicam que a erotização contribui significativamente para a autoobjetificação feminina, gerando impactos emocionais como baixa autoestima, ansiedade e transtornos alimentares. Conclusão: Concluise que a objetificação do corpo feminino é uma prática sustentada pelo machismo e que políticas públicas e ações educativas são úteis para mitigar seus efeitos, promovendo a valorização das mulheres em todas as suas dimensões.

Palavras-Chave: machismo, erotização da mulher, objetificação autoimagem


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BOURDIEU, P. O campo econômico. Política & Sociedade, v. 4, n. 6, p. 15-58, 2005. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.