COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETO NA METODOLOGIA BIM - PROJECT AND BUDGET COMPATIBILITY IN THE METHODOLOGY BIM (ENGENHARIA CIVIL)
Resumo
Projeto pode ser descrito como um processo composto por atividades controladas e coordenadas. Ele é conduzido com o objetivo de alcançar um resultado específico, seguindo concepções previamente definidas, o que inclui prazos e custos para sua execução. Este trabalho aborda principalmente a utilização da metodologia BIM na harmonização de um projeto de uma residência unifamiliar localizada na cidade de Curvelo – MG. Foram realizados inicialmente no AutoCAD o projeto arquitetônico e os complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário) e, posteriormente, foram modelados no Revit em 3D. Após a modelagem foi realizada a análise de interferências entre os sistemas. Desse modo, torna-se evidente a relevância da compatibilização, uma vez que assegura a integração eficaz e harmônica dos projetos em um empreendimento. Por meio desse processo, é viável prevenir conflitos que poderiam acarretar custos adicionais, retrabalho e atrasos no cronograma de construção. Assim, durante esta pesquisa, observaram-se incompatibilidades entre os projetos complementares, evidenciando a necessidade do emprego da metodologia BIM no desenvolvimento de projetos.
Palavras-Chave: Projeto; BIM; compatibilização.
Texto completo:
PDFReferências
BAIA, Denize Valéria Santos. Uso de ferramentas BIM para o planejamento de obras da construção civil. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Tecnologia Universidade deBrasília, Brasília, 2015.
BERSSANETI, Fernando Tobal; ASSUMPÇÃO, André; NAKAO, Osvaldo Shigeru. Engenharia e construção: quais variáveis contribuem para o sucesso dos projetos executados atualmente no Brasil?. Gestão & Produção, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 95-109, 21 mar. 2014. FapUNIFESP (SciELO).
BIOTTO, C. N.; FORMOSO, C. T.; ISATTO, E. L. Uso de modelagem 4D e Building Information Modeling na gestão de sistemas de produção em empreendimentos de construção. Ambiente Construído, Porto Alegre,v. 15, n. 2, p. 79-96, abr./jun. 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

