O Programa Mulheres Mil no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: da inclusão social à naturalização das desigualdades de gênero
Resumo
Resumo: O estudo apresentado tem o objetivo de analisar as produções acadêmico-científicas realizadas no período de 2019 a 2024 sobre o Programa Mulheres Mil, a partir de buscas específicas no banco de teses e dissertações da Capes. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, o processo metodológico identificou, à luz da técnica de Análise de Conteúdo, duas categorias analíticas: O programa Mulheres Mil a serviço da lógica neoliberal e impactos subjetivos, sociais e identitários na formação das mulheres. Considerando as leituras das 14 dissertações de mestrado e das 6 teses de doutorado, foi possível perceber avanços e limitações. Como avanço, destaca-se o empoderamento feminino e o processo significativo de inclusão social e de elevação da autoestima. Como limitação, assinalamos que pouco se avançou na elevação da escolaridade das mulheres egressas, assim como da tímida inserção das mesmas no mundo do trabalho. Os cursos do programa Mulheres Mil foram apontados como reducionistas, estimulando a naturalização das desigualdades de gênero.
Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão Social. Mulheres Mil. Relações de Gênero
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Zeila Sousa de. O Programa “Mulheres Mil” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão: uma política pública de educação profissional para mulher. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2024.
ALVES, Bianca Monteiro Marques. A metodologia de acesso, permanência e êxito do programa Mulheres Mil: um estudo de caso do IF Sudeste MG. Dissertação (Mestrado Profissional) – Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba, 2024.
APPLE, Michael. A educação e os novos blocos hegemônicos. In: RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 93-122
ARAÚJO, Sandyeva Francione Silva. Programa mulheres mil e economia solidária: a ciranda gira por um novo amanhecer. Dissertação (mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 725, de 13 de abril de 2023. Institui o Programa Mulheres Mil. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-725-de-13-de-abril-de-2023-476993529. Acesso em: 21 abr. 2025.
BRASIL. Guia da metodologia do acesso, permanência e êxito do programa mulheres mil. Setec/Mec, 2024.
CARMO, Nilva Celestina do. Programa Mulheres Mil: uma análise multidimensional. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica). Universidade Federal de Viçosa, 2019.
COUTO, Ludimila Brasileiro Guirra. Mulheres mil: ouvindo as vozes do Programa (2011-2015). Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2024.
DUARTE, Tathyane Torres da Silva. Avaliação política do programa nacional mulheres mil: entre os marcos políticos e os estudos acadêmicos. Dissertação (mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2011.
LINHARES, Francisco Fred Lucas. Práticas discursivas e cuidado de si: a constituição de subjetividades de alunas do Programa Mulheres Mil na Escrita dos Mapas da Vida. Tese (doutorado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019
MARTINS, DEBORA SOUSA. O discurso de resistência de egressas do programa Mulheres Mil do Instituto Federal Goiano: uma análise de discurso crítica. Tese (Doutorado - Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, 2022.
MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de. Políticas educacionais e o combate à pobreza: uma análise sobre o Programa Mulheres Mil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2019.
MELO, Marcela da Silva. Programa Mulheres Mil no IFCE campus de Limoeiro do Norte: a inserção no mercado de trabalho das egressas como uma possibilidade de protagonismo feminino ou um reforço do papel tradicionalmente destinado às mulheres? Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, 2019.
OLIVEIRA, Evilma dos Santos. Território e saberes locais: a experiência do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura) – Instituto Federal de Alagoas, Arapiraca, 2020.
OLIVEIRA, Evilma dos Santos. Programa Mulheres Mil: história de vida como possibilidade de avaliação de implementação de Políticas Pública. Tese (Doutorado) -Centro Universitário de Maceió – Unima | Afya, Maceió, 2024. Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas (SOTEPP), 2024.
PINHEIRO, Liliane Josefa Orso. Programa de formação profissional e tecnológica Mulheres Mil e o empoderamento das mulheres. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Linha de Pesquisa Desenvolvimento, Caçador, 2019.
PONCIANO, Roberta Rodrigues. A relação entre o Programa Mulheres Mil e a Tecnologia Social como uma estratégia de formação profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
SCHWEICKARDT, Giselle. Programa Mulheres Mil no Câmpus Venâncio Aires do IFSul: histórias de inclusão e emancipação de mulheres. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Charqueadas, Charqueadas, 2024.
SILVA, Regina Celly Clemente. O programa mulheres mil : uma avaliação no IFPE- Campus Caruaru. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2020.
SILVA, Sávio Lima da Costa e. Narrativas de trabalhadoras egressas do Programa Mulheres Mil de Alagoas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Tubarão, 2021.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TAVARES, Patrícia Martins. O Programa Mulheres Mil no IFSul – Câmpus Pelotas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal Sul-rio-grandense, Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia, Pelotas, 2019.
VIANA, Sérgio Wesner. Programa Mulheres Mil: a Educação Profissional contribuindo para a redução de desigualdade social e econômica das mulheres e seu resgate social. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
VELOSO, Rutheene de Carvalho de Souza. “Existirmos, a que será que se destina?”: Um estudo sobre o Pronatec prisional/Mulheres Mil na Penitenciária Feminina de Teresina-PI. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Vale do Rio de Sinos, 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.