As videoaulas no contexto educativo: levantamento bibliográfico no Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (OASISBR)
Resumo
O presente estudo, de cunho bibliográfico, tem por finalidade apresentar como os pesquisadores vêm trabalhando o tema produção de videoaulas pedagógicas, em quais regiões do Brasil os estudos sobre a temática têm sido realizados com maior frequência e quais os principais resultados obtidos com essas pesquisas. Inicialmente, foi realizada uma análise sobre a terminologia utilizada nas pesquisas envolvendo o tema videoaula. Em seguida, realizou-se um levantamento bibliográfico, de teses e dissertações, no Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (OASISBR) entre os anos de 2012 e 2021, por meio dos descritores: videoaula, video aula, video-aula, ensino básico, ensino fundamental. A pesquisa resultou em 11 dissertações de mestrado, e nenhuma tese de doutorado, sendo cinco da região Sul, quatro do Sudeste e duas da região Nordeste, não sendo encontradas pesquisas, sobre a temática, oriundas das regiões Centro-Oeste e Norte. Os principais resultados obtidos apontam para a importância de produzir e/ou utilizar videoaulas como recurso metodológico e pedagógico, pois contribui para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, o contato presencial na escola, entre professores e alunos, continua sendo necessário, uma vez que as videoaulas não substituem as vivências e interações sociais ocorridas no espaço escolar e, além disso, o professor pode sanar as dúvidas discentes que surgirem a partir do uso das videoaulas.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Acordo ortográfico da língua portuguesa: atos internacionais e normas correlatas. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2014.
CHAVES, Henrique Lage. De comentários alheios à palavra-outra: uma compreensão ativa na direção dos sentidos para os usos de videoaulas de Geografia Escolar na Plataforma Youtube. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 291. 2019.
GUIVARES FILHO, Bruno. Vídeoaula como recurso pedagógico de práticas interdisciplinares: câmpus Petrolina zona rural do IF Sertão-PE. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Salvador BA, 2019.
LIRA, Antonio Virginio de Farias. A Videoaula no Ensino Técnico em Agropecuária: uma proposta. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2015.
LUPI, Marcia Estela Argüelles. Utilização de videoaulas de Matemática na educação de jovens e adultos. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
MEDEIROS, Solange Fávero de Lima. Estudos das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
MORAIS, Leila Ferreira Gonçalves. Educação infantil em telas: articulações possíveis entre comunicação, educação e tecnologias na produção de videoaulas durante a pandemia de Covid-19. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
MOREIRA, Darlinda; BARROS, Daniela. Universidade Aberta. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9661/1/Moreira%20%26%20Barros%20%282020%29%20Sincrono%26assincrono.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021.
NASCIMENTO, Tobias Marcelo do. Produto educacional: videoaula - determinação da DDP de limiar de um led. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: Uma forma de Contextualizar a Teoria na Prática. 2014. 8 p. Monografia (Especialização) - Universidade Positivo Online, Curitiba/PR, 2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.
PAULO, Paula Rodrigues Nogueira Ferreira. Produção de vídeoaulas como materiais didáticos inclusivos para professores de química do ensino médio. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Natureza) - Unifersidade Federal Fluminese, Niterói, 2017.
SANTANA, Moacir Tomaz. A produção de videoaulas e o uso das redes sociais na educação: uma perspectiva para o ensino de química. Dissertação (Mestrado em Química) Rede Nacional (PROFQUI) do Polo Regional da Universidade Estadual de Londrina PR, 2019.
SCHABARUM, John Richart. A metáfora em videoaulas: um estudo acerca dos aspectos pedagógicos, discursivos e cognitivos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
SCHUELTER, Giovana; BLEICHER, Sabrina; JULIANI, Douglas Pauleski. Encontros síncronos na EaD: panorama discente sobre o uso da webconferência. In: 23º Ciaed, 2017, Fóz do Iguaçu. Anais..., Foz do Iguaçu / PR, 2017.
SILVA, Jaqueline Antunes da. O potencial pedagógico da videoaula no aprender Matemática. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.