Messianismo, insurgência e reconfiguração: o movimento de Jesus no horizonte da Judeia do século I

Ailton de Souza Gonçalves

Resumo


 

Resumo: O século I da nossa era, na Judeia, foi marcado por intensas tensões sociais, econômicas e religiosas decorrentes da dominação romana. Nesse contexto, o messianismo assumiu formas concretas, frequentemente associadas a movimentos de resistência e insurgência que articulavam expectativas religiosas e projetos de libertação política. Este artigo investiga em que medida o movimento de Jesus dialoga com os movimentos messiânico-insurgentes da Judeia do século I e, ao mesmo tempo, se distingue deles. Sustenta-se que o movimento de Jesus emerge inserido nesse horizonte messiânico compartilhado, apropriando-se de suas linguagens e símbolos, mas reconfigurando suas expectativas predominantes ao deslocar o messianismo do campo político-militar para práticas éticas, comunitárias e relacionais, especialmente no contexto dos conflitos intrajudaicos e da progressiva ruptura com o espaço sinagogal. A partir de uma abordagem histórico-social, o estudo contribui para compreender a singularidade histórica do movimento de Jesus sem isolá-lo de seu contexto nem reduzi-lo a uma variante dos movimentos insurgentes contemporâneos.

 

Palavras-chave: Messianismo; Jesus histórico; Judaísmo do Segundo Templo; Movimentos messiânico-insurgentes; Novo Testamento

 


Texto completo:

PDF

Referências


BORNKAMM, Gunther. Jesus de Nazaré. Tradução de José dos Santos Gonçalves e Nélio Schneider São Paulo: Teológica, 2005.

FARIA, Jacir de Freitas. O poder do Rei-Messias no Império Romano. In: Estudos Bíblicos 78, Petrópolis, 2003/3, p. 69-82;

GONÇALVES, Ailton de Souza. O fazer (ποιεῖν) (Mt 25,31–46): um projeto de resistência às injustiças do Império Romano. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.

HORSLEY, Richard A; HANSON, John S. Bandidos, Profetas e Messias: movimento populares no tempo de Jesus. Trad. Edwino Aloysius Royer. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTE, di C. La Prière d’Israël aux Sources da la Liturgie Chrétienne. Paris: Desclée, 1988.

STEGEMANN, Ekkehard W. & STEGEMANN, W. História Social do protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. Trad. Edwino Aloysius Royer São Paulo/São Leopoldo: Paulus/Sinodal, 2004.

THEISSEN, Gerd. O movimento de Jesus: história social de uma revolução de valores. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Edições Loyola, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.